segunda-feira, 30 de março de 2009

O brasileiro não sabe falar português?


Sete tópicos para o melhor esclarecimento do assunto em questão.
São eles:
1-Complexo de inferioridade do povo brasileiro.

2-Autores e escritores que incendeiam a questão com textos e matérias preconceituosas.

3-Mito busca explicação na questão das raças.

4-Índice per capita levado em consideração.

5-Regras gramaticais voltadas para Portugal.

6-Autores que tentam profetizar o fim do português brasileiro.

7-Professores de línguas estrangeiras que acusam brasileiros de serem ignorantes.

Vamos então começar a falar sobre esse trabalho por aqui.

-Tópico 1:
Complexo de inferioridade do povo brasileiro.

O povo brasileiro tem em si próprio um sentimento de fraqueza, uma espécie de falta de orgulho próprio, ou mesmo de sentimento nacionalista ou um mero orgulho.
Se esse mito é tão fortemente imposto uma das suas causas é o grande sentimento de inferioridade como um fardo de grande peso para o brasileiro perante Portugal, que foi colônia de nosso país. Parece que ainda somos interligados de uma forma ou de outra a nossa “mãe” (não é a toa que por coincidência ou não a vida no litoral é melhor e mais procurada de que a vida no interior do país, parecendo que estamos olhando sempre como uma criança desprotegida para nossa mãe) ainda nos dias de hoje em pleno século XXI.
Esses sentimentos tem até uma certa explicação, como: somos um país mais novo, menos civilizados, e por sermos maiores em quantidade de habitantes e territorial (noventa e duas vezes maior) nos sentimos desordenados e como quem procura alguém para manter ordem se espelhando em tal.
O português brasileiro (termo em homenagem à terrinha) é apenas falado de uma forma diferenciada, por possuirmos muitas culturas dentro do mesmo território, o que por sinal não é diferente para nossa “metrópole”; afinal mesmo em um país geograficamente bem menor que o nosso, indivíduos do sul e indivíduos do norte falam com sotaques e jeitos diferentes.
Desde pequeno, quando criança, o brasileiro está acostumado a falar de uma certa forma como ouviu, e chega em uma instituição de ensino e aprende de outra forma.








-Tópico 2:
Autores e escritores que incendeiam a questão com matérias e textos.

Autores de novelas, obras de arte, e etc. Além dos escritores de livros e artigos para jornal ou para um meio de veiculação que a população em grande ou pequeno número possam ter acesso tem grande culpa nesse mito.
Eles de uma forma ou de outra incendeiam a questão e a discussão sobre o tema tão polêmico quando publicam trechos em livros, revistas ou jornais apoiando a idéia de que o brasileiro é um povo ignorante e que realmente não sabe falar o “verdadeiro” português, isso segundo a tão polêmica “norma culta”.
O que é de estrondoso espanto é o fato de que são pessoas extremamente cultas, letradas, e o pior muito famosas, ou seja, tem uma influência muito grande sobre quem vê, lê ou ouve, isso porque a pessoa que recebe a mensagem mandada por eles tende a acreditar fortemente na tese e idéias que nos inferiorizam.
Autores estes como: Sérgio Nogueira Duarte, com um trecho do seu livro publicado no Jornal do Brasil (JB), em que dizia ao ser perguntado por todos onde é falado o melhor português, e o mesmo alega que seria somente em Portugal, uma vasta visão equivocada por parte do escritor. Outro que contribui e muito para nossa discussão foi o que André Stumpf escreveu sobre o tema, em que fala que os nossos irmãos do “além mar” falam bem melhores que nós o idioma deixando obvio e claro que mais uma vez seriamos os únicos errados da história e do falar.
Com declarações como estas caindo na mídia e diversos meios de comunicações temos de lutar com muita vontade contra, pois senão apenas deixaremos a maré nos levar e seremos sempre as vítimas.



-Tópico 3:
Explicação na questão das raças.

O mito é tão discutido que até a questão das raças é tido como uma das razões.
A miscigenação segundo muitos seria um dos grandes motivos para que o brasileiro fosse acusado de não saber falar a língua portuguesa direito, ou seja, seria por causa da mistura do povo de raça branca e pura européia com os negros escravos trazidos do continente africano na época da colonização e com os indígenas que aqui habitavam em largos números aqui no nosso atual território.
O Brasil seria um país subdesenvolvido por causa de uma mistura de raças dada como negativas e catastróficas , o que é uma inverdade, afinal uma coisa não liga a outra, e a própria história aliada com a ciência mostra que desde os primórdios da história do homem está comprovado por fatos e mais fatos que nunca houve a raça pura, já que os primeiros cidadãos da Terra, segundo a bíblia Adão e Eva eram um de pele branca e outro de pele de coloração mais escura, e se somos todos filhos e descendentes dos mesmos logo somos uma mistura de raças.
O que pode ter ocorrido para alguns pensarem que existem raças puras não somente no Brasil, mas também pelo mundo, é o fato de os povos se manterem “parecidos” assim como na Inglaterra e Alemanha que são todos muito brancos porque são países frios e apele não fica exposta a luz solar diretamente, só em pouquíssimos casos. No continente africano as pessoas tem a sua pele com a coloração negra ou de tom bastante escuro devido ao clima assim como no Brasil e nos países como Arábia, Iraque e Paquistão,em que há sol com maior intensidade e o clima é bastante quente.
Enfim, se uma raça não é pura, como todas não são, não existe língua pura, assim como querem desde muito tempo implantar como realidade.



-Tópico 4:
Índice per capita levado em consideração.


O índice per capita é outro fator a ser levado em consideração quando discutimos sobre o tema.
A renda do povo brasileiro sempre foi conhecida por ser baixa, sempre com dificuldades atreladas ao cotidiano.
O brasileiro é acusado de não saber falar português corretamente também por não ter um índice per capita que lhe dê o direito de termais que dois livros bons por ano, o que na França por exemplo como cita o autor, os habitantes tem acesso e condição de ler e comprar muitos livros, muito mais que os brasileiros por ano, eles tem um amor maior a leitura de que o nosso povo.
Dizer que o povo francês é muito mais culto que o povo brasileiro é de muita ignorância, isso porque o Brasil é um país em desenvolvimento e a França já é desenvolvida, além de que é mais fácil controlar um país pequeno e fazer riqueza, já um país como o Brasil fica difícil controlar e fazer distribuição, logo se não há renda para comprar nem comida muitas vezes, que dirá livros, tidos como objetos e artigos de luxo secundários.
O maior fator de todos também é de o Brasil ser noventa e duas vezes maior que a França, e muitas pessoas são analfabetas em nosso território, enquanto lá é caso raríssimo.
O Brasil tem cerca de mais de oito vezes a população da francesa, ou seja, é muito mais fácil possuirmos vastos números de analfabetos e carências escolares, ao contrário de um país de população bem reduzida perante nosso território, além é claro das questões do mau ensino e greves presentes em escolas e faculdades ao longo do país.



-Tópico 5:
Regras gramaticais voltadas para Português de Portugal

O brasileiro agora em mais um caso desse mito bastante polêmico pode ser defendido levando se em conta que as regras gramaticais são voltadas para o português de Portugal.
O brasileiro desde a época quando o sujeito aprende a ler e escrever começa a viver um conflito duríssimo para a pessoa: as normas cultas de um idioma que nem é falado em cem por cento no Brasil e sim em outro país, contra o que o indivíduo está acostumado a ouvir falar em casa, na rua, ou na comunidade em que ele vive.
Regras que não levam em consideração que vivemos em um país que tem diferenças no falar das próprias cidades, e que implantam um sistema lusitano de aprender, não é um sistema total, porém grande parte sim é constituído com base no sistema educacional e vocabular da terrinha.
Certa vez como conta o nosso livro, um aluno na época de vestibular é obrigado a ler notícias falsas e hipócritas em jornais e meios de comunicação; regras essas que não condizem com o nosso cotidiano e nem com a nossa própria norma culta, mesmo seguindo os padrões de Portugal. Não usar o verbo flexionado no gerúndio é uma das dicas, mas fica a pergunta: dica? Que espécie de dica é essa? Dica essa que não é nem usada ao pé da letra nem mesmo pelo portugueses; está certo que os mesmos ao invés de falarem por exemplo: estou fazendo o trabalho da professora Ariadne, falam: estou a fazer o trabalho da professora Ariadne, mas como próprios cidadãos lusitanos como a cantora Amália Rodrigues no filme “Fado de ciúme”solta um trecho assim: “Antes prefiro morrer/ do que contigo viver/ sabendo que gostas dela”, ou seja, ela soltou o tão “pobre” gerúndio.
Além de muitas outras formas ensinadas erradas como o tu e você e assim por diante.



-Tópico 6:
Autores e escritores que tentam profetizar o fim da língua.

Como se não bastasse o imenso preconceito de todos em torno do falar dos brasileiros no que diz respeito à língua portuguesa, eis que um novo ponto surge para apimentar o tema, o dos “profetas”.
Muitos autores e escritores querem bancar a fama de “profeta” e querer adivinhar o futuro dizendo que a língua está em largo processo de morte ou já praticamente dada como morta, mas isso desde muito tempo esses “sábios ingênuos” querem profetizar, ou tem algum motivo em especial para torcer para esse fato acontecer.
Deve haver algum motivo econômico para pessoas desse nível de querer dar tanta moral para Portugal; talvez seja o motivo de vender seus livros de gramática atual, que como o próprio Marcos Bagno diz em um trecho do livro”preconceitos lingüísticos” , em que os mesmos querem vender seus livros e produtos, e o povo compra cada vez mais e de nada adianta, porque mesmo com novas regras, e novos argumentos, infelizmente sempre o mesmo erro é cometido: a regra voltada para Portugal, ou seja, a pessoa compra o livro e acha que vai aprender com aquilo que diz o material que o cidadão comprou, pura enganação.
Mas uma coisa bate de frente com essa preconceituosa visão e tese: a cultura brasileira faz com que o português brasileiro não morra nem perca o prestígio, pelo contrário, através da MPB, outros estilos de música, cinema, e outras formas de artes fazem com que a infelicidade pela “adivinhação” seja plena.



-Tópico 7:
Professores de línguas estrangeiras que acusam brasileiros de serem ignorantes.


Segundo muitos professores de línguas estrangeiras, o povo brasileiro é ignorante e não sabe ao menos falar o seu idioma que tem de ser falado, que dirá falar a língua dos outros países como inglês, espanhol, francês, alemão, etc.
O que é engraçado e de grande praticidade é acusar problemas e concordar com o que uma maior autonomia ou maioria diz, porém o que é difícil de árduo é assumir os próprios erros e dificuldades e tentar mudar para chegar a uma quase perfeição; a acomodação é muito mais fácil.
Já que o preconceito é não sermos iguais em termos lingüísticos como a nossa “metrópole”, então vamos analisar um exemplo acima de nós mesmos, além de ser sempre um exemplo para o mundo, a relação de colônia-metrópole dos Estados Unidos e da Inglaterra.
Inglaterra colonizava assim como Portugal colonizava o Brasil, os Estados Unidos. Pois bem, os Estado Unidos se tornaram independentes e hoje são a maior potência do mundo. Ao longo do tempo os Estados Unidos foi ganhando não só mais poder e status que a Inglaterra como mais conhecimento e cultura expandida pelo mundo, e logo o seu inglês foi considerado o inglês universal e a língua universal também.
Logo não estou falando que nossa língua, o português brasileiro seja a língua universal, e sim que peguemos o caso dito e analisemos. O Brasil é um país maior em território, potência e cultura que Portugal, porque não começar a fazer as mudanças?
E por fim se falam para nós analisarmos ao pé da letra e falarmos conforme as palavras escritas, então mais uma vez tomemos como exemplo países estrangeiros, no francês e inglês quase nenhuma palavra é falada ao pé da letra.

sábado, 28 de março de 2009

Tatuagem ao longo do tempo


A tatuagem, um desenho na pele para sempre feito por uma agulha profissional e tinta, logicamente cicatrizantes depois, é algo que vem chamando e muito a atenção de todos ao longo da história em todo o mundo.
Tatuagem ou dermopigmentação é uma das formas de modificação do corpo mais conhecidos e cultivado em todo o mundo nos dias de hoje, e já tem um tempo isso.
Trata-se de um desenho permanente feito na pele humana que, tecnicamente, é uma aplicação subcutânea obtida através da introdução de pigmentos por agulhas, um procedimento que durante muitos séculos foi completamente irreversível (embora dependendo do caso, mesmo as técnicas de remoção atuais possam deixar cicatrizes e variações de cor sobre a pele).
Tem se a ideia de que a tatuagem foi uma cultura/ arte criada pelos egípcios entre 4000 a 2000 A.C (antes de Cristo, porém outras fontes e pesquisas por diversos métodos afirmam que foram nativos das Filipinas, Polinésia, Indonésia e Nova Zelândia; isso em função não a moda, estética ou idolotria à uma imagem, e sim rituais de grande prática ligados à religião local. Por ser um ritual religioso local, logo,um tempo mais tarde a poderosa igreja católica por volta de 787 D.C. (depois de Cristo) entra no meio da história com seu dedinho poderoso e acusa a prática das tatuagens de ser uma atitude demoníaca assim procedendo com a intenção de ocultar antigas culturas e costumes,introduzindo a sua doutrina de uma forma quase ditatorial. Qualquer cicatriz, má formação ou desenho na pele não era visto com bons olhos.
O termo tem dois nomes: tatuagem e dermopigmentação, porém o primeiro nome ao termo é o mais popular e comum. Tatuagem tem origem no idioma taitiano como a palavra "tatau". Em inglês Tattoo, em francês tatouage.
A palavra aplicada hoje em estúdios e comercialmente é tattoo, mas essa palavra quem descobriu e enfatizou foi o capitão James Cook, que por sinal também descobriu a praticado surf, escrevendo m um de seus diários a palavra "tatow", dai em diante a palavra tattoo entrou no cotidiano até os dias de hoje.
Em 1879 além de já ter sido considerada como dito antes como prática demoníaca,agora ganha mais uma conotação de parte negativa em seu processo ao longo dos anos na história; agora o governo da Inglaterra adotou a tatuagem como prática dos criminosos e outros fora da lei, ganhando conotação negativa por todo o mundo e sujando mais o nome da prática.
A tatuagem nos primórdios e por um bom tempo era feita a base de uma agulha que cortava e outra que colocava tinta, porém no ano de 1891, Samuel O’Reilly usa um aparelho usado para marcar couro, só que com algumas modificações, como compartimento nele de tinta para ser aplicado nas peles das pessoas que fossem ter uma tatuagem.
A tatuagem ganhou mais popularização com a segunda guerra mundial, em que soldados americanos e europeus tatuavam o nome de pessoas amadas nas suas peles, provando seu amor total caso morressem ou caso voltassem vivos para suas terras.
Essa tatuagem depois da segunda guerra mundial e aliada a tecnologia para época foi vista menos criminalizada, porém não aceita por grande parte da sociedade preconceituosa por uma questão de estética e seja lá o que fosse. Ganhou o nome de tatuagem elétrica.
No Brasil a tatuagem veio atráves de um marinheiro dinamarquês, Knud Harld Likke Gregersen, que veio para a cidade de Santos em São Paulo nos anos de 1960, abrindo uma loja/ estúdio na época na cidade após sua vinda. Por uma conhecidência do destino a tatuagem já era algo conhecido com uma forma ruim, agora como se não bastasse a loja/ estúdio foi criada em arredores de boemia e prostituição. A localização da loja era zona de intensa circulação de imigrantes embarcados, muitas vezes bêbados, arruaceiros e envolvidos com drogas e prostitutas; gerando um estigma de arte marginal que perdurou por décadas.
Nos dias de hoje graças a popularização e até a globalização não só no Brasil como mundo as informações são bem passadas e a fama de arte do diabo ou marginal caiu quase como cem por cento e é vista como uma bonita arte e questão de moda até.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Furacão faz 85 anos


O Clube Atlético Paranaense é um clube de futebol brasileiro de Curitiba, Estado do Paraná.
Foi fundado em 26 de março de 1924 a partir da fusão do Internacional Futebol Clube e do América Futebol Clube.
Conhecido como Furacão, é o Campeão Brasileiro de 2001 e vice da Copa Libertadores da América de 2005, além de possuir uma Seletiva da Taça Libertadores da América de 1999. O Atlético é o dono do estádio Arena da Baixada, oficialmente Estádio Joaquim Américo, considerado um dos mais modernos da América Latina, além também de possuir o CT do Caju, um dos mais modernos Centros de Treinamento do Mundo.

CRÉDITOS: WIKIPEDIA

Galo faz 101 anos


O Clube Atlético Mineiro é um clube brasileiro de futebol, mais conhecido apenas por Atlético, ou até por Atlético Mineiro, que tem sede na cidade de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais. Foi batizado em 1908 e detém o maior índice de público do estado de Minas Gerais através da fanática torcida, mais conhecida como a "Massa Atleticana".
Tem como uma das conquistas importantes o primeiro Campeonato Brasileiro, disputado em 1971.
O Atlético Mineiro foi fundado em 25 de março de 1908, em que um grupo de estudantes trocou as aulas daquela quarta-feira por uma reunião no coreto do Parque Municipal, em Belo Horizonte. Participaram do Célebre encontro no coreto: Margival Mendes Leal, Sinval Moreira, Mário Neves, Raul e Hugo Fracolli, Mário Lott, Carlos Maciel, Eurico Catão, João Barbosa Sobrinho, Aleixanor Alves Pereira, Antunes Filho, Mário Toledo, José Soares Alves, , Augusto Soares, Humberto Moreira, Júlio Menezes Melo e Benjamim Moss Filho. Os outros 3 que não compareceram, mas que desde o início apoiaram a idéia são: Francisco Monteiro, Jorge Dias Pena e Mauro Brochado. A partir daquela reunião, nascia, então o Athlético Mineiro Football Club, que em 1913 sofreria uma mudança de grafia e passaria a se chamar Clube Atlético Mineiro.

CRÉDITOS: WIKIPEDIA

15 anos sem dona Clotilde




Hoje faz 15 anos que estamos sem a atriz Angelines Fernández Abad, natural da Espanha, mas radicada no México.
Angelines ficou famosa por sua personagem no seriado de televisão mexicano, "Chaves",como dona Clotilde, ou bruxa do 71, por morar no número 71 da vila e por ser apelidada pelas crianças da vila como bruxa.
Dona Clotilde tinha uma paixonite por seu Madruga (Ramon Valdéz), infelizmente também falecido, porém eternizado, assim como a bruxa do 71 em nossas mentes e corações.
Dona Clotilde era tido como feiticeira e defazer magias com obejtos que sumiam por acaso ou eventos que ocorriam nos arredores ou interiores da vila.
Angelines também fez alguns papéis no seriado "Chapolin", com os mesmos personagens também da emissora de televisão mexicana Televisa, tendo o SBT como parceiro no Brasil.
Faleceu no dia de 25 de março de 1994, aos 71 anos de idade, vítima de câncer de pulmão. Angelines foi a terceira do elenco do Chaves a morrer, depois de Ramón Valdéz, que interpretava o personagem Seu Madruga e Raúl Padilla, que interpretava o personagem Jaiminho, o carteiro.
Poucos sabem, mas Angelines era considerada uma das mulheres mais bonitas do México. Dublada no Brasil pela recentemente falecida Helena Samara.
Infelizmente desejamos mais uma vez assim como desejamos para quem admiramos muito um descanso em paz e feliz.

Titanic do século XXI


O eternizado romântico/dramático filme Titanic anteriormente conhecido por sua dramaticidade envolvente, vencedor de oscar, e com o casal Rosem (Kate Winslet) e Jack (Leonardo de Caprio), agora está de volta as telonas do cinema.
Titanic porém não está de volta a toa, pelo contrário, quer vir como um filme digno dos dias de hoje, ou seja, digno do cinema Hollywoodiano do século XXI, colocando até o inovador 3d (terceira dimensão), que por sinal seria uma estratégia no mínimo arrojada.
O público ao menos pode ter certeza que a trama do drama romântico será a mesma, porém com as tecnologias dos dias de hoje e não dos anos 1990´s como diz o diretor do filme James Cameron.
A tecnologia 3D digital, que conquista cada vez mais espaço em Hollywood, traz óculos especiais mais modernos e imagens captadas diretamente em três dimensões. O resultado é uma maior nitidez, fidelidade às cores e menor chance de causar enjôo nos espectadores, como acontecia com o antigo sistema 3D.

O big mac de cada dia


O rapper Pharrell Willians, famoso por suas músicas fortes e dançantes, além da união musical com outro cantores do gênero musical ou não, como Madonna e o outro rapper Snoop Dogg, este que por sinal foi o rapper que fez com que Pharrel desse um salto imenso em sua carreira quando gravaram no Brasil o clip "Beautiful".
Pharrel Wiliams foi pego e filmado por um transeunte dançando e fazendo um pequeno show em troca de um lanche, mais especificamente um sanduíche big mac da rede de fast food Mcdonalds do aeroporto Charles de Gaulle, de Paris.
O vídeo gravado e jogado no Youtube foi divulgado na televisão francesa pela emissora de televisão TF1.
O vídeo tem o nome de "A dança do big mac".
Pharrell Williams estava no aeroporto em uma pausa da escala vindo da Malásia com destino aos Estados Unidos.
A dança e a canção protagonizada pelo cantor foi de uma "estranheza" tão grande que os funcionários ao invés de o atenderem, simplesmente assustaram se e assim como alguns clientes chamaram a segurança.
Fãs do cantor tem opiniões diferentes perante o fato, enquanto alguns alegam que o cantor foi maltratado, outros dizem que o rapper tem tanta fama e glamour que merecia o restaurante só para ele e a ação não foi bem entendida, ironicamente ou não.

Macacão azul é vendido por mais de US$200 mil


Elvis Presley continua a geral grana mesmo após muito tempo de morto. O eterno rei do rock and roll dessa vez conseguiu em um dia gerar mais de US$ 200 mil.
O fato ocorrido foi em um leilão feito pela internet, e incluia dentre as peças para o leilão, uma peça de Elvis Presley, o seu macacão azul, usado em um show feito pelo roqueiro no Madison Square Garden, em Nova York, Estados Unidos.
O leilão, como todo tem que ser começam com lances absurdamente mínimos, mesmo levando se em conta a qualidade do produto ou o valor sentimental, como no caso; o leilão começou com o valor de US$ 10, chegou a US$ 200 mil, mas quando todos menos esperavam e já davam o lance de perto de US$ 200 mil como o vencedor, Anthony Sebastinas deu o lance mais alto de todos: US$ 212.588, e fatalmente levou a peça. Anthony é fã incondicional do cantor e essa peça com certeza vai lhe significar muito e ser eternamente guardada por suas gerações que também tem em Elvis Presley o maior e grande ídolo.
O macacão comprado é em maior parte azul, mas conta com parte de trás dourada e detalhes na frente e na manga dourada também.
Além dessa peça, outras peças e objetos do rei do Rock and roll foram leiloadas e são cogitadas, dentre elas o piano branco, seus sapatos brancos e até capas de discos.

terça-feira, 24 de março de 2009

Beat box, a arte do som com a boca


Beat box é o termo usado mundialmente para definir uma batida de música, de hip hop, funk, eletrônica, e até outros ritmos provindos simplesmente da boca sem nenhuma ajuda, a não ser é claro da própria garganta e fôlego.
Consiste na arte em reproduzir sons de bateria com a voz, boca e cavidade nasal. Também envolve o canto, imitação vocal de efeitos de DJs, simulação de cornetas, cordas e outros instrumentos musicais, além de outros efeitos sonoros.
O beat box é uma grande atração em abertura de grandes eventos de música ou premiações de televisão.
Anteriormente a arte era desmerecida, hoje é além de uma forma de arte e atração para quem vê, uma forma de sustento.
Certos artistas brasileiros e internacionais quando estão no topo participam na participação de ritmos musicais, ajudam a fazer batidas em aparelhos e até com a arte é claro.
No ano de 2006 na França um candidato, Joseph, no programa ÍDOLOS, que por acaso tem a versão brasileira feita pela emissora Record, foi conhecido mundialmente, e hoje é um músico secundário bem sucedido,graças a arte feita no famoso programa agradando aos ouvidos dos sérios jurados.
Instrumentos musicais como gaita, flauta são usados ao mesmo tempo das batidas musicais no beat box moderno.
Há profissionais tão grandiosos dentro da arte, como o brasileiro Fernandinho beat box, que começou a ser conhecido pelo seu dom quando participava de shows junto a Marcelo D2. Fernandinho, assim como muitos internacionais fazem batidas tão boas, que ao nosso ouvido simplesmente não diferenciamos dos instrumentos originais.
Poucos são os que sabem desempenhar com tamanho sucesso o ritmo feito com a boca, será que um dia com a globalização e modernização teremos um novo ritmo musical? como o trance e house em que praticamente substituirão a necessidade da voz e instrumentos em modo humano.

Vida longa ao futebol


Futebol, ou football (palavra original, termo usado pelos ingleses), ou soccer é o esporte mais popular e uma espécie de paixão quase que mundial.
Um esporte que tem a mesma importância de feriado e festas típicas, parando países e até o mundo em certas épocas, como por exemplo nó período de copa do mundo, onde o comércio 90% pára.
Embora seja um esporte criado por ingleses, o termo usado em todo o mundo é soccer, isso porque a terra do tio Sam detém o seu estilo de inglês como a língua universal.
Há diversas pesquisas que apontam o que já era a coisa mais óbvia e clara para todos os admiradores, praticantes e etc, que o esporte é o mais praticado no nosso planeta em um total.
O esporte que virou motivo de fanatismo por torcedores e assunto muitas vezes de mais seriedade que política e tragédias, é praticado por 11 pessoas, havendo dez jogadores linha e um no gol, o goleiro obviamente, aquele que tem a árdua missão de tentar evitar como última esperança evitar o gol, momento maior de uma partida do mesmo.
Assim como nas corridas de cavalo, o futebol envolve apostas altas de dinheiro em vários países, até infelizmente havendo a máfia do apito, ou seja, a bandidagem por trás do futebol por trás de resultados armados, como no caso do árbitro Edilson em 2005 no campeonato Brasileiro daquele ano, que aliás concretizou a equipe do Corinhtians como campeão, título por acaso meio conturbado e questionado até os dias de hoje.
O objetivo do jogo desporto consiste em os 11 homens colocarem a bola na rede, ou seja, fazer o gol, porém não podem fazer falta, pois podem tomar cartões (amarelo advertência e o vermelho é expulsão), também não podem usar a mão, pois será considerado falta igualmente.
O futebol hoje não abrange somente o futebol praticado profissionalmente no gramado dos estádios mundo a fora; abrange também futsal (futebol praticado em um chão de madeira, espécie de salão), futebol de areia (praticado em praias), futvôlei (mistura de futebol e do vôlei), showbol (uma espécie de futsal em grama sintética em que a bola não sai, se por acaso sair é falta, deixando um jogo dinâmico), além das brincadeiras de rua, como o "altinho", "artilheirinho", "bobinho" e o "gol a gol", entre outros.
O futebol tem seus campeonatos mais visados em termos nacionais, nos seguintes territórios: Brasil, Itália, Inglaterra, França, Espanha, Portugal e Argentina.
Em 26 de outubro de 1863 em uma reunião entre os representantes de 21 clubes na Great Queen Street, em Londres na Inglaterra é criado a Football Association implantando regras ao futebol baseadas principalmente nas regras da Universidade de Cambridge e com algumas influências das regras utilizadas pelos times do norte da Inglaterra as chamadas Regras de Sheffield. O principal idealista da criação da Football Association foi Ebenezer Cobb Morley, o qual foi presidente da entidade entre 1867 a 1874.
A primeira partida internacional de futebol foi entre as seleções Inglesa e Escocesa no Hamilton Park, em Glasgow na Escócia, o placar final foi de 0-0. No ano seguinte a Inglaterra venceria a Escócia por 4-2.
O futebol foi trazido para o Brasil no final do século XIX por Charles Miller, quando este veio trabalhar em São Paulo e trouxe a "epidemia eterna" para o nosso país.
Há pessoas que levam o futebol tão a sério que botam na frente da família o amor ao time, brigam, choram e fazem tudo na vida voltados quase ou exclusivamente para.
A copa do mundo veio para incendiar mais ainda o que já era um fogo. Fez com que os continentes, países e estados fizessem suas confederações e organizações, assim como a organização mundial do futebol, a FIFA, em que hoje organiza todos os campeonatos internacionais de seleções, inclusive a copa do mundo, além de julgar casos e ser tipo a mãe do futebol; O futebol já estava começando a ser praticado em países da Europa fora da Grã-Bretanha e esses países sentiram a necessidade de criar uma organização reguladora do esporte, inicialmente a Grã-Bretanha foi contra, pois não aceitava outra entidade reguladora do esporte que não fosse a Football Association. Em 1904 numa união entre as associações de futebol da França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça em Paris era criada a Fédération Internationale de Football Association. Ao longo do tempo a FIFA começou a expandir a sua influência pelo mundo, em 1909 a África do Sul se tornou a primeira nação não européia a se juntar a FIFA, Argentina e Chile entraram em 1912, e Estados Unidos e Canadá entraram em 1913.
Hoje em dia, o futebol não é um esporte de ninguém, isso porque mulheres praticam (e como praticam bem ein), deficientes físicos e mentais, e até cegos.
O futebol passou por mudanças, começou podendo haver apenas uma substituição, hoje em dia são três e estuda-se quem sabe quatro ou cinco por jogo. Não há mais paralização por tempo pedido por treinadores como em outros esportes como por exemplo basquete e vôlei; jogadores que não tinha no esporte uma fonte de sustenção hoje tem uma vida farta no próprio país, caso o time seja um time de grande expressão; a tecnologia a cada dia mais está sendo usada, como televisão e replays para julgamentos de casos, tirar dúvidas, bolas, chuteiras,luvas de goleiros e outros materiais estão mais leves e confortáveis para a melhor prática. A única coisa que realmente por questão cultural não mudou foi o gosto mundial pelo esporte, que raramente não é o mais praticado ou mais importante em algum país.
Em outras palavras, vida longa ao futebol.

sábado, 21 de março de 2009

Torcida organizada, uma história de amor e ódio


Torcida organizada ou torcida uniformizada, é tida como um grupo de pessoas que se juntam por amor a um time de futebol e para brigar com outras torcidas de outras equipes de futebol.
O assunto será tratado no blog, porém com mais visão para o Rio de Janeiro, onde os leitores de maioria são.
As organizadas, assim carinhosamente chamadas tem uma história longa, a primeira a ser criada foi a TUSP (Torcida Uniformizada do São Paulo) na década de 1950, mais precisamente no ano de 1958. Dai em diante a história das organizadas iria ter seu estopim e não iria parar mais.
O termo usado uniformizadas ou organizadas é uma alusão a vestimenta das torcidas, uma "cópia" de torcidas da Europa que sempre foram assim. Elas (organizadas), possuem bonés, chapéus, tocas, camisas regatas e de manga, short, calça, meia, e até sungas e cuecas em alguns casos; uma forma de arrecadar dinheiro para festas e materiais da mesma. Além de materiais para garantir lucro para torcida através de sua venda em jogos e sede (cada torcida de qualquer lugar tem a sua, pequena ou não), as torcidas contam com uma mensalidade de seus membros de carterinha ou mais fiéis, normalmente gira em torno de uma média de dez reais.
Os pioneiros do que hoje temos um conceito como organizadas, são as charangas(espécie de banda que tocavam musicas durante os jogos nos estádios) e torcidas européias, como hooligans(torcidas mais agressivas especialmente na Inglaterra).
Embora sejam uma espécie de cópia de um estilo de torcer europeu, as torcidas organizadas do Brasil e da América latina tem um jeito bem mais diferente de torcer nos estádios, como por exemplo usar muitas bandeiras, grandes e pequenas, faixas; muitas as vezes não são nem caracterizadas como torcida organizada em si, e sim como barra brava, ou seja, torcidas tipo as que hoje encontramos no Rio Grande do Sul, Argentina, Uruguai, Colômbia, Paraguai e Chile; torcidas com um ideal de amor ao time tão intenso que não se pára de cantar em momento nenhum, diferente das organizadas que em alguns momentos são mais "humanas" e sentem o momento do jogo.
No Rio de Janeiro as principais torcidas organizadas e barra bravas são dos quatro times considerados grandes: Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense; não que times pequenos tanto no Rio de Janeiro como em outros estados não tenham também, só que os times grandes em qualquer estado tem mais influência e força, com músicas, brigas, gestos, bandeiras, bandeirões (forma de bandeiras, só que gigantes, ou camisas do time em questão). Pois bem, no Rio de Janeiro as principais torcidas são:
-FLAMENGO:
.Raça Rubro Negra (RRN)
.Torcida Jovem do Flamengo (TJF)
.Urubuzada (UBZ)
.Flamanguaça
.Flashow
.Dragões
.Falange Rubro Negra (FRN)

-VASCO:
.Força Jovem do Vasco (FJV)
.Ira Jovem do Vasco (IJV)
.Guerreiros do Almirante (GDA)
.Torcida Organizada do Vasco (TOV)
.Vila Vasqueire (TVV)
.Vascamara
.Mancha Negra do Vasco (MNV)
.Rasta do Vasco
.Pequenos Vascaínos
.Super Jovem (TOSJ)

-BOTAFOGO:
.Fúria Jovem do Botafogo (FJB)
.Torcida jovem do Botafogo (TJB), essa por acaso já foi a maior torcida do Botafogo e a maior torcida jovem do Brasil.
.Loucos pelo Botafogo (LPB)
.Botachopp
.Estrela Solitária (TES)
.Torcida feminina guerreiras alvinegras (TFGA)
.Alvi girls (TAG)
.Sepefogo

-FLUMINENSE:
.Young Flu (TYF)
.Força Flu (TFF)
.Legião tricolor (MPLT)
.Flu mulher (TFM)
.Flunitor
.Jovem Flu (TJF)
.Garra tricolor (TGT)

As torcidas organizadas em sua maioria ou usam o termo torcida jovem, ou alguma nome seguido da palavra jovem, pois o nome jovem leva a grupo jovem de amigos e simpatizantes do mesmo time que se encontram e torcem e fazem de tudo que uma torcida tem de fazer.
As torcidas tem também amizades e alianças com torcidas de um mesmo estado e de outros estados, em prol de simpatia e uma "segurança" quando forem viajar para ver seu time jogar em outro estado, vamos então as alianças das principais torcidas do Rio de Janeiro:

-Torcida Jovem do Flamengo:
.Independente (São Paulo - SP)
.Os imbatíveis (Vitória - BA)
.Torcida Jovem do Sport (Sport - PE)
.Remoçada (Remo - PA)
.Camisa 12 (Internacional - RS)
.Popular (Internacional - RS)
.Os fanáticos (Atlético Paranaense - PR)

-Força Jovem Vasco:
.Mancha alvi-verde (Palmeiras - SP)
.Galoucura (Atlético Mineiro - MG)
.Império Alvi-verde (Coritiba - PR)
.Fúria Jovem (Botafogo - RJ)
.Torcida Jovem do Botafogo (Botafogo - RJ)
.Torcida Jovem do Grêmio (Grêmio - RS)
.Geral (Grêmio - RS)
.Inferno coral (Santa Cruz - PE)
.Bamor (Bahia - BA)
.Cearamor (Ceará - CE)
.Força Jovem (Goiás - GO)
.Mancha Azul (Avaí - SC)
.Terror bicolor (Paysandu - PA)

-Fúria Jovem do Botafogo:
.Império Alviverde (Coritiba - PR)
.Gaviões da fiel (Corinthians - SP)
.Força Jovem do Vasco (Vasco - RJ)
.Ira Jovem do Vasco (Vasco - RJ)
.Força Jovem do Goiás (Goiás - GO)
.Geral (Grêmio - RS)
.Cearamor (Ceará - CE)
.Bamor (Bahia - BA)
.Fanáutico (Náutico - PE)
.Mancha Azul (Avaí - SC)
.Mancha Azul (CSA - AL)
.Terror bicolor (Paysandu - PA)

-Torcida Jovem do Botafogo:
.Mancha alvi-verde (Palmeiras - SP)
.Galoucura (Atlético Mineiro - MG)
.Império Alvi-verde (Coritiba - PR)
.Força Jovem (Vasco - RJ)
.Ira Jovem (Vasco - RJ)
.Torcida Jovem do Grêmio (Grêmio - RS)
.Geral (Grêmio - RS)
.Fanáutico (Náutico - PE)
.Bamor (Bahia - BA)
.Cearamor (Ceará - CE)
.Força Jovem (Goiás - GO)
.Mancha Azul (Avaí - SC)
.Terror bicolor (Paysandu - PA)

-Young Flu:
.Fúria independente (Paraná)
.Fúria independente (Guarani - SP)
.Sangue Jovem (Santos - SP)
.Leões da TUF (Fortaleza - CE)

A questão da violência é antiga, e sem uma explicação tão simples como tratam os jornais. A polícia municipal (Polícia local) e a polícia militar (PM), são chamadas para fazer a segurança e muitas vezes escoltas dos brigões. Evitando um problema ainda maior no confronto das torcidas, principalmente em partidas clássicas, ou seja, partidas que envolvem um time grande contra outro de um mesmo estado. Hoje em dia as brigas não são apenas causadas em dias e partidas de futebol, há demarcação de território pelas cidades em que os times são, em jogos de outros esportes, como: basquete e vôlei. Não necessariamente os membros das torcidas são torcedores dos times, algumas vezes são amigos de algum membro que é torcedor do time e gosta da confusão, lutadores mesmo.
As associações de torcedores organizados usualmente adotam para si um mascote próprio. A partir dele, será feito a divulgação e comercialização de toda uma série de produtos envolvendo a marca da torcida.
Além disso, é comum o uso de símbolos e gestos corporais designados como oficiais dos movimentos. Normalmente, são feitos gestos com as mãos e com os braços, formando cruzes, triângulos, x, entre outras figuras mais.
Algumas usam símbolos políticos. É comum ver a face de Che Guevara nas bandeiras de várias torcidas. Símbolos da extrema-direita também podem ser vistos, entretanto não são tão comuns. Normalmente aparecem na forma de cruzes celtas ou símbolos de divisões militares que lutaram por regimes direitistas.
Há um certo financiamento, até justo, por parte das diretoria dos times, em que "bancam" com ingressos de graça ou a preços mais baixos paro os membros quando viajam ou é clássico.
Torcida organizada é algo organizado, ao contrário do que muita gente não acredita; tem presidente, vice, diretoria, e eleições nas sedes a cada período determinado de tempo (cada uma tem a sua estratégia), são verdadeiros grêmios recreativos torcida organizada (GRTO).
O canto das torcidas também é algo para se levar em conta, muitas vezes marcantes de amor ao time, reprodução do hino do clube em questão, provocações e etc. Cita-se as mais famosas músicas das torcidas do Rio de Janeiro:
-FLAMENGO:
.Tu és time de tradição
.Vamos Flamengo
.Óh meu Mengão

-VASCO:
.Vou torcer pro Vasco ser campeão
.O sentimento não pode parar
.Vasco da Gama religião

-BOTAFOGO:
.E ninguém cala
.Fogo ole ole ole
.Os teus ídolos são tantos

-FLUMINENSE:
-Vamos Fluzão
-Fluminense eterno amor
-Sou Fluminense de coração

Há vídeos muito interessantes no site: www.youtube.com, basta haver a procura pelo nome do time ou da torcida.

quinta-feira, 19 de março de 2009

50 Cent na telona


O cantor 50 cent, conhecido por sua grande carreira no mundo do rap e hip hop moderno, agora estrelará um filme em Hollywood.
Segundo o site “Ain’t It Cool News”, 50 Cent atuará em um filme no lugar do anteriormente cogitado Forest Whitaker.
O filme tem o nome de: “The expendables” (“Os mercenários”, em português). O filme é de autoria do ator de ação Sylvester Stallone.
Whitaker abandonou as filmagens por causa do atraso em 2 meses das filmagens.
“Os mercenários” promete serum grande sucesso, pois afinal conta com atuações de Stallone, Mickey Rourke, Jet Li, Dolph Lundgren e Arnold Schwarzenegger.
Os produtores do filme são: Avi Lerner, John Thompson e Kevin King Templeton, e além disso prometem como esperamos um grande sucesso, além desse ingrediente a mais, 50 cent.
A previsão segundo os produtores é para no Brasil seja lançado em Maio ou Junho.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Mas eu me mordo de ciúmes


Quem nunca sentiu ciúmes ou morre de?
Ciúme, pois é, uma palavra um tanto comum em nosso cotidiano merece uma boa matéria aqui no blog.
Ciúme em modo definido segundo a ciência e até dicionários ou livros do estilo, definem como: provoca o temor da perda e envolve sempre três ou mais pessoas, a pessoa que sente ciúmes - sujeito ativo do ciúme -, a pessoa de quem se sente ciúmes - sujeito passivo do ciúme - e a terceira ou terceiras pessoas que são o motivo dos ciúmes - pivô do ciúme.
Seja de parceiros em laços amorosos, familiares, amigos ou seja lá mais do que, o ciúme impera em nossa sociedade. Pode ser uma forma de demonstração de afeto e apreço, ser tida como ato de inveja, ou até mesmo paranóia, veremos logo mais nessa matéria o ponto de cada uma.
As emoções atreladas ao sentimento em questão vem com coisas do estilo:
Emoções - dor, raiva, tristeza, inveja,medo, depressão e humilhação;
Pensamentos - ressentimento, culpa, comparação com o rival, preocupação com a imagem, autocomiseração;
Reações físicas - taquicardia, falta de ar, excesso de salivação ou boca seca, sudorese, aperto no peito, dores físicas.
Comportamentos - questionamento constante , busca frenética de confirmações e ações agressivas, mesmo violentas.
Embora tenha anexo a si muitos sentimentos bons, ruins, ou apenas "infantis", o ciúme é um sentimento tão natural como raiva, tédio, sono, alegria, etc. Há quem diga ainda que é algo complexo, ou apenas difícil de explicar.
Segundo um grande amigo meu Bruno "Mosquito" (aliás tem um blog muito interessante também, só que sobre futebol: http://mosquito-football.blogspot.com) o ciúme é bem resumido em sua tese assim: "O ciúme bobo, que não interfere em nada e que até quem sente sabe que é bobo, é normal. o ciúme que tira a liberdade do outro e que se torna mais importante que o amor, é doentio." Grande "Mosquito"!
Enfim vamos ao ponto que interessa e o que explicará tudo:
-LADO RUIM DO CIÚME:
Algo em que a pessoa se sinta como presa, algemada à outra, sufocando de uma forma ou de outra, causando também um sentimento de que a pessoa que está com ciúmes tem desconfiança em seu parceiro. E o mais importante, o ciúme pode levar até a casos de delegacia pro agressões, discussões sérias, e até mesmo a morte, caso a pessoa não encare como uma forma de afeto, admiração ou preocupação.

-LADO BOM DO CIÚME:
Algo em que a pessoa demonstra uma forma singela de afeto ou carinho por seu parceiro amoroso, familiar, ou amigo.

-CIÚME E INVEJA:
Estão de qualquer forma interligados um ao outro, havendo ligeiras diferenças, afinal uma leva à outra.
A diferença é que a inveja não é um sentimento de perda diferente do ciúme. Mas as duas são um misto de desconforto e raiva e atormentam aquele que cobiça algo que outra pessoa tem ou imagina ter. Quanto mais baixa for a auto-estima, mais perto de sofrer um dos dois sentimentos está uma pessoa.

Ciúme é um tema tão forte e impactante que até na literatura antiga tem registros do tema, 'como Dom Casmurro" e "Capitu" de Machado de Assis, e "Otelo" de William Shakespeare.

Simple Plan Brasil


A banda Simple Plan, conhecida por usar em sua musicalidade Pop e Punk Rock, e conhecida também como banda de ritmo Emo Core por possuir letras de músicas melódicas e autorias românticas fará shows pelo Brasil.
O grupo de origem canadense irá se apresentar no território brasileiro na seguinte planilha traçada:
Nesta quarta (18) no Pepsi On Stage, em Porto Alegre, quinta (19) no Master Hall, em Curitiba, sábado (21) no Chevrolet Hall, no Recife, e domingo (22) no Clube Jaó , em Goiânia. Na próxima terça-feira (24) o grupo toca no Credicard Hall, em São Paulo, quarta (25) no Citibank Hall, no Rio de Janeiro, e quinta (26) no Chevrolet Hall, em Belo Horizonte.
A banda é formada por:
-Bouvier (Vocais)
-Chuck Comeau (bateria e vocais)
-David Desrosiers (baixo e vocais)
-Sebastien Lefebvre (guitarra e vocais)
-Jeff Stinco (guitarra)
O grupo punk rock/emo core promete sucessos marcados como: “I’d do anything”, “Addicted”, “Perfect”, “Welcome to my life” e os “loops” de sintetizador do novo single “When I’m gone”.
Os fãs não esperam menos que grandes apresentações, pois até da crítica americana o grupo recebeu boa aceitação de seu novo trabalho (álbum).
Locais, preços, horários, datas, enfins:
-Porto Alegre
Quando: quarta (18), às 21h (show de abertura: banda Área Restrita)
Onde: Pepsi On Stage, Av. Severo Dullius, 1995, Bairro Anchieta
Quanto: R$ 60 a R$ 120

-São Paulo
Quando: terça (24), às 21h30
Onde: Credicard Hall, Av. Nações Unidas, 17.955, Sto. Amaro, (11) 2846-6010
Quanto: R$ 80 a R$ 250 / www.credicardhall.com.br

-Rio de Janeiro
Quando: quarta (25), às 21h30
Onde: Citibank Hall, Av. Ayrton Senna, 3000, Shop. Via Parque, Barra da Tijuca, tel. 0300-7896846 (todos os dias, das 9h às 21h)
Quanto: R$ 150 a R$ 250

-Belo Horizonte
Quando: quinta (26), às 21h
Onde: Chevrolet Hall, Av. Nossa Sra. do Carmo, 230, São Pedro, tel. (31) 3209-8989 / (31) 2191-5700
Quanto: R$ 180.

terça-feira, 17 de março de 2009

Clodovil morre aos 71 anos de idade




Clodovil Hernandes, era o atual deputado federal de São Paulo em Brasília, deixa o mundo na tarde de hoje, após estar sob internação em hospital depois de ter sofrido um AVC (acidente vascular cerebral).
Médicos constataram que a causa do falecimento foi por morte cerebral nesta Terça Feira mais ou menos 15:30h.
Clodovil estava em coma e internado por volta de uma semana no hospital e apresentava quadro de "extrema gravidade", mas a esperança era a última que morreria, pois enquanto há vida, há esperança; enfim, a vida teve fim para um dos maiores ícones do Brasil.
Clodovil Hernandes era estilista de moda, passou por programas diversos de TV, passou por um auge em 2006 para 2007 na Rede TV, vindo a causar polêmica com o programa de humor Pânico na TV, também da mesma emissora. A polêmica era se "Clô" devia ou não calçar as "sandálias da humildade", idéia do cabeça do programa Emília Zurita, e praticada de uma forma de humor por "Vesgo"(Rodrigo Scarpa) e "Silvio Santos" (Wellington Muniz). A brincadeira levou meses e divertiu muito a TV, porém no fim Clodovil parecia não estar mais aceitando as imitações e "perseguições" do programa dominical e por sua intolerância chegou a ser demitido no ar, um fato que por acaso era tido como unanimidade.
Clodovil nos últimos anos dedicou-se a política, candidatou-se pelo PTC (Partido Trabalhista Comunista)como deputado Federal e foi eleito por mais de 515 mil eleitores paulistas, estando nos últimos meses fortemente e honradamente defendendo seus interesses em nome do povo que o elegeu.
Clodovil parte e deixa tristezas e aprendizados, como entretenimento como o fez na TV na rede Globo (anos 1980) e Rede TV, fez teatro, além de um estilista de sucesso.
Adeus e descanse em paz.
Clodovil Hernandes *1938 - (+)2009.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Vem mais coletânea ai


Lulu Santos, um dos maiores nomes da música pop rock brasileira, é conhecidó como o rei das trilhas sonoras de novelas, e por causa desse motivo vem ai mais uma coletânea do cantor.
Lulu há muito tempo faz sucesso com suas músicas com um ritmo empolgante, porém também não perde a chance de colocar a venda um álbum com seus maiores hits, o que no olhar dos tempos de hoje em questão de vendas não é ruim, pelo contrário.
Como já dito, inspirado no título de o cantor de novelas, Lulu fará mais uma coletânea de alguns de seus temas musicais que marcaram as novelas da TV brasileira, nos anos 1980, 1990 eaté 2000´s.
Sucessos como: Da autocolante "Assim caminha a humanidade", que anunciava a abertura de "Malhação" nos anos 90, à longínqua "Adivinha o quê?", de "Guerra dos Sexos", prometem ser um disco diferente ede boa vendagem.

Sepultura fará nova turnê no Brasil


A banda de metal brasileira e americana Sepultura virá mais uma vez para fazer turnê no Brasil.
A banda já veio em algumas outras oportunidades ao nosso território nos prestigiar com seus belos shows do estilo de seu rock.
Porém a banda não virá sozinha, Sepultura se unirá com a banda Angra para fazer mega shows, é o que informa o acessor da banda Sepultura e o vocalista da banda Angra.
A turnê começa no dia 6 de maio em Porto Alegre, no Teatro Bourbon, e o show seguinte será em São Paulo no dia 9, no Via Funchal. Entre as datas confirmadas ainda estão Rio de Janeiro (29), Vitória (30) e Belo horizonte (31).
A banda Sepultura lançou recentemente o álbum "A-Lex" e irá divulgá-lo com os shows.
Os shows também irão ser realizados por Estados Unidos e alguns países da Europa, mas lá para o final desse ano. Já o Angra apresenta como atração o seu "novo" baterista: Ricardo Confessori, para a nova formação da banda.

domingo, 15 de março de 2009

Chucky Taylor All-Stars




Um dos tênis mais populares no Brasil e no mundo desde que começou a ser produzido nos Estados Unidos no ano de 1917, o Chucky Taylor All-Stars, ou Converse All-Stars, ou simplesmente conhecidos como "All-Star" são sapatos eitos de lona e borracha, que inicialmente eram produzidos como "All-Star" padronizados para a prática do Basquete, porém o jogador do esporte,Chucky Taylor foi quem o popularizou, tendo o calçado como o seu preferido para a prática e uso, ficando impressionado com o design e conforto; calçado que logo anos depois após ser popularizado no por Chucky Taylor em uso dos "basqueteiros", seria um dos sapatos mais vendidos de todos os tempos.
Depois de sugerir algumas alterações, o tênis ganhou o nome do jogador e sua assinatura na parte do tornozelo. Embora o preto seja o mais popular, Chuck preferia os tênis de cano longo (antigamente, conhecidos simplesmente como 'white').
Os consumidores do produto começaram a exigir mais variedades, como: cores, designs (cano longo, curto, médio), e a empresa aderiu as exigências a rigor sendo mais um sucesso.
Outros materias foram utilizados no sapato, como couro, camurça, vinil, denim e canhâmo.
Após a morte de Chucky, a empresa NIKE compra a CONVERSE e o material que é feito o calçado muda, de lona para tecidos têxteis, fazendo com que os consumidores do produto notassem a diferença.
O All-Star é o calçado mais popular de todos os tempos, tem cerca de 900 milhões de vendas ao longo da história. Antes seu principal alvo de consumo era o Basquete, como dito anteriormente no texto, porém o público "off-basquete" aderiu bem, como crianças e adolescentes, sendo de um gosto tão grande de cores e modelos, que há até coleção do mesmo. Na década de 1950, o sapato havia se tornado popular entre muitos fãs de rockabilly. Os fãs de punk rock adotaram o tênis como uma tendência de moda até o fim da década de 70. Voltou à moda na década de 90, graças a Kurt Cobain, da banda Nirvana (por acaso é a matéria anterior a esta no blog).

sábado, 14 de março de 2009

O enigma de Kurt Cobain


Kurt Cobain, um dos mais lembrados músicos da história tem sua morte recheada de mistérios .
O músico foi vocalista da banda Nirvana, uma banda de muito sucesso em todo o mundo e até os dias de hoje também.
Kurt teve sua vida marcada por drogas (sobretudo a heroina), desgastes emocionais, depressões, e claro e obviamente o mundo da música, com palcos e gravações. Porém assunto em questão trata-se de sua estranha morte, a questão é seria: foi mesmo um suicídio que levou a morte do músico loiro?
Pois bem, no começo do ano de 1994, a banda de rock Nirvana fazia uma turnê pela Europa, curiosamente o último show foi na Alemanha, na cidade de Munique. No mesmo ano e em descanso de turnê foi para a cidade de Roma, na Itália para se tratar e tomar medicamentos e se encontrar com Courtney Love, em que Kurt não tinha contato há semanas com a mesma .
Kurt foi tomar um banho e sua amada alegou que iria dormir. Conta a história que Courtney acordou e Cobain estava no chão, com o nariz sangrando, um casaco de veludo ao redor de seu corpo e um pacote de cerca de mil dólares perto de sua mão por volta de 4:30h, a causa da quedaao chão edo sangramentto seria de que Kurt teria bebido uma garrafa de champgne e 50 pílulas tranquilizantes. Seria uma espécie de suicídio mal feito, já que ele tentou se matar alegando em sua carta que Courtney Love não sentia mais amor por ele .
Kurt Cobain foi levado de volta para Los Angeles, e foi internado no hospital Exodus.
O cantor já internado falou para enfermeiros e funcionários da instituição hospitalar que iria fumar um cigarro, e foi, só que aproveitou e fugiu pulando o muro do hospital; logo depois comprou passagens e foi embora e vôo para Seatle.
Já na cidade de Seatle, alguns dias depois foi encontrado em um restaurante da cidade jantando com uma mulher de porte físico magro, muito provavelmente apontada como sendo a sua traficante de drogas, Caitlin Moore, além de um homem estranho fisicamente e com vestimentas também, este não identificado.
Enquanto isso, a amada de Kurt Cobain, Courtney liga e tenta manter contatos com detetives, consegue com um que trabalhara naquele fim de semana, e este vai em busca do caso.
O corpo de Kurt Cobain foi encontrado pelo eletricista Gary Smith, que chegou à casa para instalar um novo sistema de segurança. Sexta feira, Smith estava perto da estufa e olhou para dentro dela. "Eu vi um corpo estendido lá no chão. Pensei que fosse um manequim. Depois notei que havia sangue na orelha direita. Vi uma espingarda estendida ao longo de seu peito, apontando para seu queixo", relatou Gary.
Embora o que se acredita hoje é em um suicídio do cantor, há evidências que podem provar que um assassinato pode ter sido a causa de sua morte.
A carta que Cobain deixou diz apenas sobre uma separação com Courtney, divórcio e acertos judiciários sobre o caso, nada de suicídio ou algo do tipo.
Outros fatos ajudam a crer que Kurt foi assassinado, fatos esses seriam:
-A arma que estava no quarto deveria estar longe do corpo ou da cabeça (parte do corpo que tomou o tiro) e não estava, pelo contrário.
-O músico Eldon Hoke, mais conhecido como “El Dulce” afirma ter recebido uma proposta de Courtney para matar Kurt
-Havia doses três vezes maiores do que um viciado em heroina, como Cobain, encontradas no sangue após exames.
-Seringas, arma, cartucho que estavam no quarto do acontecimento não tinham as digitais do cantor.
-Kurt Cobain contou a um amigo dias antes de seu falecimento que temia pela sua vida.
Porém um fato pode ajudar Courtney, a própria como muitos dizem que o matou, não poderia ter feito a ação, pois esta estava na cidade de Roma, mas nada que a livre da culpa de ter encomendado um matador de aluguel por exemplo.
Até mesmo dizeres sobre um certo pacto com o Demônio feito por Kurtteria sido a causa, enfim palpites e fatos não param até hoje.
O assunto é tratado em um livro sobre o caso,baseado na carta e vida de Kurt publicado há pouco tempo.
O que fica é o interminável caso do enigma de Kurt Cobain.

sexta-feira, 13 de março de 2009

50 shows e ingressos esgotados


É,o rei do Pop, Michael Jackson realmente não está por baixo,pelo contrário; o cantor inicialmente que era tido como acabado, com um final de carreira melancólico, e que vivia sob ataques da mídia, agora vira o jogo totalmente e é elogiado e tratado como sempre mereceu.
Michael anteriormente afirmou que apenas faria 10 shows na O2 arena, porém agora serão 50 shows, mostrando que o mesmo está em pura forma e pronto para exercer o que mais sabe fazer em sua vida : encantar e dominar o palco com uma maestria única.
As músicas da turnê ainda não foram definidas, porém o astro já garantiu que serão por volta de 18 músicas que os fãs gostam muito; ou seja podemos dizer que músicas como Billie Jean, Beat it, Thriller, Smooth criminal e medley do Jackson five irão rolar. Todos os ingressos para os 50 shows iniciais na O2 Arena estão esgotados, é uma boa premissa, pois afinal como o próprio rei disse, se os shows forem um sucesso em questão de venda de ingressos e alguns outros fatores ligados a questão do público irá ter turnê mundial por todos os continentes, e o Brasil como já dito antes no blog será um dos países a ter shows.
Vamos torcer e muito para que o rei do pop seja simplesmente o que sempre foi diante de um imenso público e um palco magnífico, o verdadeiro rei do Pop.
The king of Pop is again!

Entre tapas e beijos?


Após a tão comentada briga do casal, separação ou não, prisão de Chris Brown ou não, Rihanna denuncia e conta tudo ou não,um desfecho feliz para os fãs de ambos: Rihanna e Chris Brown irão fazer um dueto em breve.
Curiosamente a canção é uma love song e conta uma história de amor de um casal.Coincidência ou um acordo de paz e um estilo de vida chamado flashback? pois bem, os fãs não estão nem ai e torcem mesmo para uma harmonia perfeita e claro sucesso para a "dupla".
Enquanto os advogados trabalham arduamente sob o efeito do fato ocorrido, parece que ela e ele podem voltar a se dar bem de novo pelo menos em um plano musical; seria como na música sertaneja de Zezé de Camargo e Luciano: "Entre tapas e beijos".

Iron Maiden brasil


Uma das maiores, se não a maior banda de todos os tempos em termos de rock and roll, Iron Maiden (Máscara de ferro) se apresentou ontem no dia 12/03 (Quarta Feira)sobre um grande palco de aproximadamente 360 metros no sambódromo na cidade de Manaus,cidade que representara o norte do Brasil na turnê pelo Brasil da banda.
Iron Maiden tocou os mais clássicos sucessos do seu mais puro estilo, como: Fear of the dark e The number of the beast; os fãs amazonenses que compareceram ao sambódromo não se arrependeram e assistiram até o último componente sair do palco, e os aplausos foram uma questão de obrigação, além disso o povo amazonense espera por uma possível volta da banda em 2011, como está rolando um boato pelo orkut.
O Iron Maiden ainda irá se apresentar na Apoteose, no Rio de Janeiro, sábado (14); no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, no domingo (15); em Belo Horizonte, no Mineirinho, dia 18; em Brasília, no Estádio Mané Garrincha, dia 20; e no Jockey Clube do Recife, dia 31.
Um dos maiores acontecimentos de rock dos últimos tempos para os fãs da banda que tiveram shows lendários como o do rock ´n Rio.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Ingressos para show de Paul Mccartney estão esgotados


O show do ex beatle Paul Mccartney que ocorrerá em Las Vegas no dia 19 de Abril já tem todos os ingressos vendidos, e tem mais, em menos de dez segundos, mais precisamente sete segundos pela internet.
O show terá capacidade para quatro mil pessoas apenas, mas em questão de poucos segundos os fãs esgotaram as vendas.As vendas começaram no dia 14 de Fevereiro e os fãs a cada segundo compravam 600 ingressos mais ou menos.
Para se ter uma idéia o livro dos récordes, o Guinnes book irá analisar o caso para talvez colocar o nome de Paul Mccartney como cantor e artista que vendeu mais rápido toda carga de ingressos.
O show ocorrerá em New Joint que está reformado e tem um conforto melhor e capacidade maior que a de antes.

Oasis no território brasileiro em Maio


A banda de rock inglesa Oasis virá ao Brasil no mês de Maio.
Segundo o myspace da banda, haverão 4 shows no território brasileiro, o que seria a maior turnê já feita pela banda no Brasil.
Os shows da turnê irão ocorrer em quatro cidades: Rio de Janeiro no dia 7 de Maio no Cittibank hall, São Paulo dia 9 na arena Skol, Curitiba dia 10 na Pedreira Paulo Leminski, e encerra a turnê dia 12 em Porto Alegre no palco do Gigantino.
Os ingressos de pré-venda e preços estarão no site da Ticketmaster à partir do dia 20de Março e a venda generalizada dia 27 do mesmo mês.

DVD conta a vida do rei do rock


“Elvis #1 hit performances & more”
O eterno rei do rock and roll Elvis Presley será homenageado com um dvd contando sobre sua carreira, inclusive falando e mostrando sua passagem por cinema e consagração na televisão pelo mundo.
O DVD conta a estrada da vida do rei do rock and roll no período de 1956 até 1973 até a sua coroação como o rei do estilo musical, o período auge do cantor.
O DVD tem três músicas fundamentais que marcaram uma volta de sua carreira em 1968:
“That’s alright”, “One night” e “If I can dream” e tem a finalização com a emocionante música:
“An american trilogy”, gravada em um histórico concerto de 1973 em Honolulu, no Havaí.

terça-feira, 10 de março de 2009

Datas do espetáculo já anunciadas


Michael Joseph Jackson está de volta e com tudo após ano passado ter lançado a edição de aniversário de Thriller, os 25 anos dolançamento, e ter lançado um cd-coletânea com os maiores sucessos de sua carreira elegidos pelos fãs, o rei do pop está voltando ao cenário da mídia e dos palcos.
MJJ é um craque quando se fala de retorno.Em 1987 após ficar 2 anos sem lançar nada apareceu na mídia lançando o álbum Bad e a turnê do álbum que foi a maior turnê segundo os fãs e os números, além é claro de aparecer "branco".Em 1995 apareceu lançando um álbum que mais parecia pelo título e fatos anexos a ele um resumo da história poítica e musical do mundo, nada mais justo que o nome ser History.
Michael adiantou para a mídia inglesa, que as datas dos shows que começam no dia 8 de Julho serão:
os dias 8, 10, 12, 14, 16, 18, 22, 24, 26 e 28 de julho.
Caso os 10 shows sejão um sucesso, praticamente não há dúvidas que serão, haverá turnê mundial, e essa turnê em planos envolve o Brasil, principalmente SP e RJ.
Segundo a rede de comunicação BBC, mais de 1 milhão e meio de pessoas já se manisfestou ou para tentar comprar ingresso ou para se informar, isso mostra que o Rei está mais vivo do que nunca e próximo de mais um retorno triunfal.
Vida longa ao rei do pop, The king of pop return.

50 anos de rei no Maracanã


O rei brasileiro da música Roberto Carlos completará 50 anos de carreira neste ano de 2009 e a festa não poderia ser menor, comemoração da data lendária será no majestoso estádio Mário Filho ou se preferir Maracanã.
Roberto Carlos que além do eterno talento, sempre fez festivais de fins de ano como show de fim de ano para a rede Globo de televisão e cruzeiros.
O grande show no Maracanã devem ter noventa mil pessoas presentes entre fãs, jornalista, e a TV que irá transmitir o espetáculo ao vivo, mais uma vez a poderosa rede de televisão natural do Rio de Janeiro, rede Globo.
A apresentação do cantor deve ocorrer na noite do dia 11 de Julho(Sábado).
A animação é tanta que o rei fala até de álbum de inéditas no final de2009 para o início de 2010 além de lançar uma biografia oficial com data de divulgação ainda não divulgada ou prevista.
Resta ao público aguardar o show e ver no que vai dar esse embrolho todo.

RBD terá seu seu fim.


A banda mexicana RBD ou Rebelde, originária da novela-série Rebelde da Televisa e que no Brasil foi televisionada pelo SBT, terá seu desfecho esse ano ainda, segundo integrantes e fontes seguras da mídia.
Fãs lamentam profundamente a banda que teve um sucesso absurdo em tão pouco tempo.
A banda se apresentou no Brasil diversas vezes, sobretudo em São Paulo e Rio de Janeiro.
RBD fez seus últimos shows no Brasil e pela América Latina nesse 1º semestre de 2009.Cada membro agora irá seguir seu próprio rumo em função de crescimento profissional pessoal, mas manterão a amizade que ficou.
Mas o grupo quer fechar sua curta carreira com chave de ouro e lançará seu último cd, só que esse sem turnês ou meros shows.

Legaliza ou proibe?


Um tema bastante polêmico é bola da vez no blog.
A maconha, hoje uma droga no Brasil ilícita(proibida) e em outros países como na Holanda sendo lícita, é tema de discussão quando o assunto é debatersobre a possível legalização da erva.
Conhecida em outros termos como marijuana,suruma,baseado,charro a erva é produzida através das plantas da espécie Cannabis sativa.
Os registros sobre a história da maconha nos levam há muitos tempos atrás, por volta de 2700 A.C., chegando na Europa por volta do final do século XVII.
Era comum o uso e comércio mesmo que pequeno até 1930, quando nos Estados Unidos houve a proibição do seu uso, fazendo uma propaganda apelativa sendo totalmente contra o uso e a legalidade da droga.
No Brasil, a droga que hoje é ilícita, começou a ter proibição por volta de 1938 para 1939, mas até então era vendida juntamente com remédios em farmácias.
Em 1960 a ONU(organização das nações unidas) fez uma recomendação para que a venda fosse proibida em todo o mundo.
A campanha da legalização da maconha ganhou força no Brasil nas décadas de 1980 e 1990 com o político Fernando Gabeira, o mesmo que disputou eleições para prefeito da cidade do Rio de Janeiro de 2008.
A lei outorgada em 2006 pela justiça brasileira prevê punição para vendedores e usuários pegos com a erva, claro que os vendedores sofrem uma pena maior, enquanto viciados ou meros consumidores prestão serviços para a comunidades carentes, cestas básicas e advertência da autoridade que o pegou sobre os efeitos, além de aulas de saúde.
Nos dias de hoje, a maconha é usada como fins medicinais em países como no Canadá, para tratamentos de HIV, aumentando o apetite alimentar, alzheimer e câncer terminal, sendo usado como calmante.
O maior problema da maconha para er legalizada é de que a droga é um passaporte para drogas mais pesadas como o haxixe, crack e cocaína, que em doses grandes levam rapidamente a alucinação e a morte.
A erva hoje é uma das fontes mais rentaveis de grana do tráfico de drogas das comundiades e favelas do Brasil, e sendo legalizada e vendida em bancas, mercados e farmácias, seria uma estratégia de diminuir os reursos financeiros do tráfico, diminuindo a compra ilegal de armas e consequentemente os assaltos, assassinatos e mortes por balas perdidas.
Querendo ou não é uma droga "popular" nos dias de hoje em nosso país em quem todas as classes sociais tem fácil acesso, e o tráfico não apenas é localizado no morro ou comunidades como em residências de luxo e condomínios.
E agora fica a pergunta: Legaliza ou proibe?

segunda-feira, 9 de março de 2009

Madonna X Michael Jackson


Ela veio ao Brasil em 2008, lançou cd novo , Hard candy, e está em alta novamente, além de levar o rótulo de eterna RAINHA DO POP; por outro lado ele está de volta a mídia está perto de lançar seu novo cd, ainda sem nome definido e fará 10 shows na O2 Arena, e caso seja um sucesso (difícil não ser), fará turnê mundial e é conhecido pelo também rótulo eterno REI DO POP.
Se houvesse um casamento dos dois, coisa bem abstrata, seria o monopólio pop, porém a matéria é outra, uma espécie de batalha entre rei e rainha do pop, Michael Joseph Jackson e Madonna Louise Veronica Ciccone.
Em entrevista popular com amigos e conhecidos o placar ficou:
Michael Jackson 37 X 37 Madonna.Porém vamos analisar mais abertamente isso começando do zero a zero.
1-Idade - Os dois tem a mesma idade, 50 anos. Madonna 1 X 1 Michael.

2-Álbuns singles(nº) - Madonna tem 11 álbuns de estúdio e 5 de coletânea, Michael tem 7 álbuns de estúdio e 5 coletâneas. Madonna 2 X 1 Michael.

3-Quem vendeu mais - Michael Jackson com o álbum Thriller tem a maior venda de álbum e também num conjunto de álbuns juntos de todos os tempos. Madonna 2 X 2 Michael.

4-Videografia - Madonna tem 63 clips, Michael tem 49. Madonna 3 X 2 Michael Jackson.

5-Turnês (números) - As maiores arrecadações e públicos foram de Michael. Madonna 3 X 3 Michael.

6-Escândalos - Madonna saiu pela tangente desses assuntos, já Michael não. Madonna 4 X 3 Michael.

7-We are the world - Os dois estavam em alta, mas dos dois só Michael na época participou. Madonna 4 X 4 Michael.

9-Récordes - Madonna possui 20, Michael possui 60. Madonna 4 X 5 Michael.

10-Número de turnês - Madonna fez 8 turnês, Michael fez 5 turnês. Madonna 5 X 5 Michael.

11-Décadas - Madonna se manteve em alto sucesso na década de 1980 e 1990, década de 2000 conseguiu se manter, Michael na década de 1980 foi um super estouro, 1990 idem, década de 2000 caiu muito, sua carreira deu uma freada, voltou a mídia agora. Madonna 6 X 5 Michael.

12-Anos de trabalho - Madonna começa na década de 1980, Michael com 5 anos de idade. Madonna 6 X 6 Michael.

Recapitulando:
1-POPULAR - MADONNA 37 X 37 MICHAEL JACKSON.
2-ANÁLISE DE FATOS - MADONNA 6 X 6 MICHAEL JACKSON.

Agora vejamos pelo melhor que os dois sabem fazer: Música.
1-Everybody X Don´t stop till you get enought. Madonna 1 X 1 Michael.

2-Burning Up X Rock with you. Madonna 1 X 2 Michael.

3-Music X Thriller. Madonna 1 x 3 Michael.

4-Human nature (Madonna) X Human nature (Michael). Madonna 2 X 3 Michael.

5-Like a virgin X Dirty Diana. Madonna 3 X 3 Michael.

6-Material girl X Dangerous. Madonna 4 X 3 Michael.

7-Bad girl X Bad. Madonna 4 X 4 Michael.

8-Rain X Stranger in Moscow. Madonna 5 X 4 Michael.

9-Don´t cry for me Argentina X Cry. Madonna 6 X 5 Michael.

10-Frozen X Man in the mirror. Madonna 6 X 6 Michael.

11-I want you X You are not Alone. Madonna 7 X 7 Michael.

12-Die another day X Leave me alone. Madonna 8 X 7 Michael.

13-Hollywood X Remember the time. Madonna 9 X 8 Michael.

14-4 minutes X You Rock my world. Madonna 9 X 9 Michael.

Mais uma vez recapitulando:
1-Popular - Madonna 37 X 37 Michael.
2-Fatos - Madonna 6 X 6 Michael.
3-Músicas - Madonna 9 X 9 Michael.

Isso foi só para enfatizar os dois astros pop tão queridos no Brasil e no mundo, e que estão com tudo na mídia de novo, a idade não é nada.

Álbuns que todo homem deve possuir


Esta semana a revista americana “Esquire” fez uma matéria sobre todos os álbuns musicais que um homem deve possuir.São 75 álbuns musicais sem ordem específica e é "incompleta", pois a seleção feita passou por vários gêneros musicais.
Confira abaixo a lista completa

“Darkness on the edge of town”, Bruce Springsteen
“Phases and stages”, Willie Nelson
“The Stone Roses”, The Stone Roses
“Lust for life”, Iggy Pop
“The rise and fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars”, David Bowie
“Live at the Apollo”, James Brown
“What's going on”, Marvin Gaye
“Crooked rain, crooked rain”, Pavement
“Illmatic”, NaS
“Dire Straits”, Dire Straits
“American beauty, Grateful Dead
“Out of step”, Minor Threat
“Aftermath”, The Rolling Stones
“Paul's boutique”, The Beastie Boys
“Led Zeppelin I”, Led Zeppelin
“Imperial bedroom”, Elvis Costello
‘The Cars”, The Cars
“Being there”, Wilco
“Destroyer”, KISS
“The bends”, Radiohead
“Gettin' ready”, The Temptations
“Highway to hell”, AC/DC
“The dictionary of soul”, Otis Redding
“The headphone masterpiece”, Cody Chessnut
“The good, the bad, and the ugly soundtrack”, Ennio Morricone
“Blood on the tracks”, Bob Dylan
“Take a giant step/De ole foiks at home”, Taj Mahal
“Catch a fire”, Bob Marley
“MTV Unplugged in New York”, Nirvana
“The best of Mississippi John Hurt (Live at Oberlin College, 1966)”, Mississippi John Hurt
“The Traveling Wilburys, Vol. 1”, The Traveling Wilburys
“Live at the Old Quarter, Houston, Texas”, Townes Van Zandt
“Woke on a whaleheart”, Bill Callahan
“Rubber soul”, The Beatles
“The Velvet Underground & Nico”, Velvet Underground
“Workin' together”, Ike & Tina Turner
“The Earth is not a cold dead place”, Explosions in the Sky
“True stories”, Talking Heads
“This is hardcore”, Pulp
“Appetite for destruction”, Guns N' Roses
“In the wee small hours”, Frank Sinatra
“Sketches of Spain”, Miles Davis
“Combat rock”, The Clash
“Road to ruin”, The Ramones
“Marquee moon”, Television
“Animals”, Pink Floyd
“Doolittle”, The Pixies
“The adventures of Slick Rick”, Slick Rick
“Ready to die”, The Notorious B.I.G.
“The unreleased recordings”, Hank Williams
“Ten’, Pearl Jam
“Band of gypsys”, Jimi Hendrix
“Brighter than creation's dark”, Drive-By Truckers
“Modern sounds in country and western music”, Ray Charles
“...And justice for all”, Metallica
“Fair warning”, Van Halen
“Reasonable doubt”, Jay-Z
“Pet sounds”, Beach Boys
“Exile in Guyville”, Liz Phair
“Look sharp!”, Joe Jackson
“Songs in the key of life”, Stevie Wonder
“Rage Against the Machine”, Rage Against the Machine
“Who's next”, The Who
“Left to his own devices”, Vic Chessnut
“Ninfonia Nº. 5”, Beethoven
“Night beat”, Sam Cooke
“Songs of Leonard Cohen”, Leonard Cohen
“Penthouse”, Luna
“Buena Vista Social Club”, Buena Vista Social Club
“Small change”, Tom Waits
“Johnny Cash at Folsom Prison (Live)”, Johnny Cash
“Harvest”, Neil Young
“Mingus ah um”, Charles Mingus
“Sinfonia Nº. 5”, Gustav Mahler
“Grace”, Jeff Buckley

domingo, 8 de março de 2009

Funk, uma realidade ou hipocrisia?


O funk é um ritmo que por incrível que pareça não é brasileiro.
Inicialmente o funk tinha batidas diferentes e letras mais melódicas, era o ritmo vindo dos Estados Unidos, com batidas gostosas e dançantes e letras como de uma música pop.
No Brasil o funk começou a se aflorar na década de 1980, foi se moldando conforme o tempo e com ajuda de rádios e empresas como a antiga Furacão 2000.Começou no território brasileiro como o estilo americano, só que letras em português, já no final da década de 1980 o funk ganha mais força, e as batidas vão se modificando, letras ficando mais forte, letras reforçando até a admiração e o poder ao tráfico nas comunidades carentes e nas favelas.
Pode se dizer que a década de 1990 foi o estopim do funk no Rio de Janeiro, as letras e batidas já bem difenrentes dos pioneiros americanos começaram a serem ao invés de diversão um problema, os bailes funks, ou também chamados na época de baile do corredor, em que haviam dois lados de grupos que se degladiavam com pontapés e socos, o lado A e lado B, apenas com uma mini segurança feita por seguranças que usavam correntes nas mãos para controlar se a situação estourasse de vez mesmo.
Anteriormente era uma "festa" da comunidade ou da favela e havia uma descriminação de pessoas de níveis sociais maiores.
Mas ao final da década de 1990, por volta do final de 1998 e início de 1999, jovens que repudiavam esta cultura começam aderir as festas com o ritmo, e ir até em bailes do mesmo.
A partir de 2003 adolescentes com um nível social alto começam a usar essas músicas em seu computador e celulares,deixando de ouvir músicas que ouviam antes, e dai em diante mesmo a musicalidade funkeira vai ficando fortemente de baixo nível, exaltando a sexualidade e o menor respeito a moral da mulher.
Funk é um ritmo das comunidades e favelas que embora tenham muitas músicas com palavras de baixo calão e melodia altamente apelativas ou sexuais, em um geral fala se da realidade dura e crua dos pobres, em que o Brasil não abre muitas oportunidade e a música acaba sendo uma grande oportunidade de protestar e tentar melhorar a situação.
Levando se em conta a realidade que esse ritmo musical traz consigo, muitos jovens que nem mesmo são desses lugares aderem e sentem orgulho de ouvir essa música? ou simplesmente não tão nem ai e ouvem sem mesmo interpretar o sentido?
Assim também ocorre com as músicas de baixo calão e apelos sexuais, mulheres de classes média e alta que escutam essas músicas, alegam que a música é boa de dançar e nada mais, porém será que o rapaz que dança com ela no momento e sabe a pequena letra obscena pensa o mesmo que ela?
Alguns dados de pesquisa mostram que de 2003 para cá, 2009, o número de jovens aumentou, e a idade delas também, hoje um grande percentual de meninas de 12 anos já estão com filho à espera.A mente fraca de jovens que anteriormente só as de classes baixa eram as que engravidavam cedo mudou e muito.
O ritmo hoje é bastante utilizado para conseguir sexo por uma noite, já que o ritmo por ser bem dançante não tem a letra passando pela mente na hora da festa.
Enfim, fixa uma pergunta no ar: o funk seria uma realidade do povo de classe baixa ou seria hoje globalizado e usado de uma forma em que pessoas interessadas em sexo possam se aproveitar e mesmo assim nega?

Video game ao longo da história


Quem nunca jogou um jogo de video game ou um fliperama?
Quem nunca teve aquela sede de jogar ou comprar um jogo super legal que a galera toda joga e está super na moda?
Pois é, essa é a matéria da vez no blog.
O video game hoje é um artigo de sonho e para muitos básicos em seu quarto.
Essa "videogamemania" começou na terra do tio Sam, com o jogo "Tênis para dois" feito pelo laboratório de pesquisas militares Brookhaven National Laboratory.Em 1958 o físico que teve participação na criação da bomba atômica aperfeiçoou o jogo de tênis, e dai por diante abrindo brexa para criação de diversos modelos de jogos, os que vieram logo em seguida foram os de jogos de mesa, com emulação de jogos de tabuleiro tradicionais.
Na década de 1970 a empresa Bushnell utiliza o que já existe desses primórdios e lança o primeiro video game pra valer mesmo, o Atari.Não dá outra, vira a moda e febre das crianças e adolescentes, o atari e fliperama tomam conta de bares, lojas e afins.
Década de 1980 na cidade de Nova York a empresa Nintendo começa a fazer testes para implementar o Super Nes, revolucionário em termos de games, pois utilizava como video a tv e não um briquedo apenas como os outros e contando com um robô como marketing de vendas, além de o jogo possuir jogos do robô com diversas combinações, no meio da década de 1980 surgem video games mais modernos para época com outros personagens como o Sonic e o console Master System 1,2,3.
A década de 1990 foi o estopim da história do video game não só nos Estados Unidos como no mundo, em que o Japão entra de cabeça no mundo dos games.Há o lançamento do Super Nintendo e um personagem assim como o robô e o Sonic para o Master System, o Mario, um encanador que é meio que um herói, além de esse console vir com jogos bem divertidos e diferentes como o de Futebol, o lendário Super star soccer,Fifa, Nba, 007.Ainda na década de 1990, surge o Nintendo 64, jogos com 64 bytes, uma coisa totalmente impossível na cabeça dos criadores até aquele momento e os concorrentes, o personagem Mário agora também participa de um dos jogos que vira a ser lembrado pra sempre: Mario Kart, com personagens como Toad, Yoshi, Bowser, que seriam amigos e vilões. Houve com o Nintendo 64 a evolução de jogos já existentes, estes ficaram mais sofisticados e modernos.
O final da década de 1990 foi muito útil para a melhoria e praticidade ainda maior da história do video game, a empresa de entretenimento Sony lança em 1999 o Playstation, com a mesma qualidade do Nintendo 64, porém em cd, o que seria bem mais fácil de portar para qualquer lugar que fosse.
Com o video game agora utilizando cds ao invés de fitas, outros video games são lançados com finalidade de tentar derrubar a hegemonia da Sony, há a criação do Dreamcast, e os dois duelam pau a pau nas vendas e melhorias.
Em 2001 para 2002 um grande acontecimento no mundo virtual dos jogos, além do computador ser um dos concorrentes do video game agora mais do que antes, surge pela toda imponente Sony o Playstation 2.Algum tempo depois no mesmo período a Nintendo não deixa por menos e lança no mercado o Gamecube, com a mesma tradição dos consoles anteriores da empresa, só que mais atual, como se não bastasse quem entra na briga é a Microsoft com o Xbox.
Hoje vivemos numa época de extrema revolução virtual e as empresas fortes são: Sony, Microsoft e Nintendo com video games portáteis, sem fio e com jogos com ualidade digital.