quarta-feira, 18 de março de 2009

Mas eu me mordo de ciúmes


Quem nunca sentiu ciúmes ou morre de?
Ciúme, pois é, uma palavra um tanto comum em nosso cotidiano merece uma boa matéria aqui no blog.
Ciúme em modo definido segundo a ciência e até dicionários ou livros do estilo, definem como: provoca o temor da perda e envolve sempre três ou mais pessoas, a pessoa que sente ciúmes - sujeito ativo do ciúme -, a pessoa de quem se sente ciúmes - sujeito passivo do ciúme - e a terceira ou terceiras pessoas que são o motivo dos ciúmes - pivô do ciúme.
Seja de parceiros em laços amorosos, familiares, amigos ou seja lá mais do que, o ciúme impera em nossa sociedade. Pode ser uma forma de demonstração de afeto e apreço, ser tida como ato de inveja, ou até mesmo paranóia, veremos logo mais nessa matéria o ponto de cada uma.
As emoções atreladas ao sentimento em questão vem com coisas do estilo:
Emoções - dor, raiva, tristeza, inveja,medo, depressão e humilhação;
Pensamentos - ressentimento, culpa, comparação com o rival, preocupação com a imagem, autocomiseração;
Reações físicas - taquicardia, falta de ar, excesso de salivação ou boca seca, sudorese, aperto no peito, dores físicas.
Comportamentos - questionamento constante , busca frenética de confirmações e ações agressivas, mesmo violentas.
Embora tenha anexo a si muitos sentimentos bons, ruins, ou apenas "infantis", o ciúme é um sentimento tão natural como raiva, tédio, sono, alegria, etc. Há quem diga ainda que é algo complexo, ou apenas difícil de explicar.
Segundo um grande amigo meu Bruno "Mosquito" (aliás tem um blog muito interessante também, só que sobre futebol: http://mosquito-football.blogspot.com) o ciúme é bem resumido em sua tese assim: "O ciúme bobo, que não interfere em nada e que até quem sente sabe que é bobo, é normal. o ciúme que tira a liberdade do outro e que se torna mais importante que o amor, é doentio." Grande "Mosquito"!
Enfim vamos ao ponto que interessa e o que explicará tudo:
-LADO RUIM DO CIÚME:
Algo em que a pessoa se sinta como presa, algemada à outra, sufocando de uma forma ou de outra, causando também um sentimento de que a pessoa que está com ciúmes tem desconfiança em seu parceiro. E o mais importante, o ciúme pode levar até a casos de delegacia pro agressões, discussões sérias, e até mesmo a morte, caso a pessoa não encare como uma forma de afeto, admiração ou preocupação.

-LADO BOM DO CIÚME:
Algo em que a pessoa demonstra uma forma singela de afeto ou carinho por seu parceiro amoroso, familiar, ou amigo.

-CIÚME E INVEJA:
Estão de qualquer forma interligados um ao outro, havendo ligeiras diferenças, afinal uma leva à outra.
A diferença é que a inveja não é um sentimento de perda diferente do ciúme. Mas as duas são um misto de desconforto e raiva e atormentam aquele que cobiça algo que outra pessoa tem ou imagina ter. Quanto mais baixa for a auto-estima, mais perto de sofrer um dos dois sentimentos está uma pessoa.

Ciúme é um tema tão forte e impactante que até na literatura antiga tem registros do tema, 'como Dom Casmurro" e "Capitu" de Machado de Assis, e "Otelo" de William Shakespeare.

Nenhum comentário:

Postar um comentário