sábado, 21 de março de 2009

Torcida organizada, uma história de amor e ódio


Torcida organizada ou torcida uniformizada, é tida como um grupo de pessoas que se juntam por amor a um time de futebol e para brigar com outras torcidas de outras equipes de futebol.
O assunto será tratado no blog, porém com mais visão para o Rio de Janeiro, onde os leitores de maioria são.
As organizadas, assim carinhosamente chamadas tem uma história longa, a primeira a ser criada foi a TUSP (Torcida Uniformizada do São Paulo) na década de 1950, mais precisamente no ano de 1958. Dai em diante a história das organizadas iria ter seu estopim e não iria parar mais.
O termo usado uniformizadas ou organizadas é uma alusão a vestimenta das torcidas, uma "cópia" de torcidas da Europa que sempre foram assim. Elas (organizadas), possuem bonés, chapéus, tocas, camisas regatas e de manga, short, calça, meia, e até sungas e cuecas em alguns casos; uma forma de arrecadar dinheiro para festas e materiais da mesma. Além de materiais para garantir lucro para torcida através de sua venda em jogos e sede (cada torcida de qualquer lugar tem a sua, pequena ou não), as torcidas contam com uma mensalidade de seus membros de carterinha ou mais fiéis, normalmente gira em torno de uma média de dez reais.
Os pioneiros do que hoje temos um conceito como organizadas, são as charangas(espécie de banda que tocavam musicas durante os jogos nos estádios) e torcidas européias, como hooligans(torcidas mais agressivas especialmente na Inglaterra).
Embora sejam uma espécie de cópia de um estilo de torcer europeu, as torcidas organizadas do Brasil e da América latina tem um jeito bem mais diferente de torcer nos estádios, como por exemplo usar muitas bandeiras, grandes e pequenas, faixas; muitas as vezes não são nem caracterizadas como torcida organizada em si, e sim como barra brava, ou seja, torcidas tipo as que hoje encontramos no Rio Grande do Sul, Argentina, Uruguai, Colômbia, Paraguai e Chile; torcidas com um ideal de amor ao time tão intenso que não se pára de cantar em momento nenhum, diferente das organizadas que em alguns momentos são mais "humanas" e sentem o momento do jogo.
No Rio de Janeiro as principais torcidas organizadas e barra bravas são dos quatro times considerados grandes: Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense; não que times pequenos tanto no Rio de Janeiro como em outros estados não tenham também, só que os times grandes em qualquer estado tem mais influência e força, com músicas, brigas, gestos, bandeiras, bandeirões (forma de bandeiras, só que gigantes, ou camisas do time em questão). Pois bem, no Rio de Janeiro as principais torcidas são:
-FLAMENGO:
.Raça Rubro Negra (RRN)
.Torcida Jovem do Flamengo (TJF)
.Urubuzada (UBZ)
.Flamanguaça
.Flashow
.Dragões
.Falange Rubro Negra (FRN)

-VASCO:
.Força Jovem do Vasco (FJV)
.Ira Jovem do Vasco (IJV)
.Guerreiros do Almirante (GDA)
.Torcida Organizada do Vasco (TOV)
.Vila Vasqueire (TVV)
.Vascamara
.Mancha Negra do Vasco (MNV)
.Rasta do Vasco
.Pequenos Vascaínos
.Super Jovem (TOSJ)

-BOTAFOGO:
.Fúria Jovem do Botafogo (FJB)
.Torcida jovem do Botafogo (TJB), essa por acaso já foi a maior torcida do Botafogo e a maior torcida jovem do Brasil.
.Loucos pelo Botafogo (LPB)
.Botachopp
.Estrela Solitária (TES)
.Torcida feminina guerreiras alvinegras (TFGA)
.Alvi girls (TAG)
.Sepefogo

-FLUMINENSE:
.Young Flu (TYF)
.Força Flu (TFF)
.Legião tricolor (MPLT)
.Flu mulher (TFM)
.Flunitor
.Jovem Flu (TJF)
.Garra tricolor (TGT)

As torcidas organizadas em sua maioria ou usam o termo torcida jovem, ou alguma nome seguido da palavra jovem, pois o nome jovem leva a grupo jovem de amigos e simpatizantes do mesmo time que se encontram e torcem e fazem de tudo que uma torcida tem de fazer.
As torcidas tem também amizades e alianças com torcidas de um mesmo estado e de outros estados, em prol de simpatia e uma "segurança" quando forem viajar para ver seu time jogar em outro estado, vamos então as alianças das principais torcidas do Rio de Janeiro:

-Torcida Jovem do Flamengo:
.Independente (São Paulo - SP)
.Os imbatíveis (Vitória - BA)
.Torcida Jovem do Sport (Sport - PE)
.Remoçada (Remo - PA)
.Camisa 12 (Internacional - RS)
.Popular (Internacional - RS)
.Os fanáticos (Atlético Paranaense - PR)

-Força Jovem Vasco:
.Mancha alvi-verde (Palmeiras - SP)
.Galoucura (Atlético Mineiro - MG)
.Império Alvi-verde (Coritiba - PR)
.Fúria Jovem (Botafogo - RJ)
.Torcida Jovem do Botafogo (Botafogo - RJ)
.Torcida Jovem do Grêmio (Grêmio - RS)
.Geral (Grêmio - RS)
.Inferno coral (Santa Cruz - PE)
.Bamor (Bahia - BA)
.Cearamor (Ceará - CE)
.Força Jovem (Goiás - GO)
.Mancha Azul (Avaí - SC)
.Terror bicolor (Paysandu - PA)

-Fúria Jovem do Botafogo:
.Império Alviverde (Coritiba - PR)
.Gaviões da fiel (Corinthians - SP)
.Força Jovem do Vasco (Vasco - RJ)
.Ira Jovem do Vasco (Vasco - RJ)
.Força Jovem do Goiás (Goiás - GO)
.Geral (Grêmio - RS)
.Cearamor (Ceará - CE)
.Bamor (Bahia - BA)
.Fanáutico (Náutico - PE)
.Mancha Azul (Avaí - SC)
.Mancha Azul (CSA - AL)
.Terror bicolor (Paysandu - PA)

-Torcida Jovem do Botafogo:
.Mancha alvi-verde (Palmeiras - SP)
.Galoucura (Atlético Mineiro - MG)
.Império Alvi-verde (Coritiba - PR)
.Força Jovem (Vasco - RJ)
.Ira Jovem (Vasco - RJ)
.Torcida Jovem do Grêmio (Grêmio - RS)
.Geral (Grêmio - RS)
.Fanáutico (Náutico - PE)
.Bamor (Bahia - BA)
.Cearamor (Ceará - CE)
.Força Jovem (Goiás - GO)
.Mancha Azul (Avaí - SC)
.Terror bicolor (Paysandu - PA)

-Young Flu:
.Fúria independente (Paraná)
.Fúria independente (Guarani - SP)
.Sangue Jovem (Santos - SP)
.Leões da TUF (Fortaleza - CE)

A questão da violência é antiga, e sem uma explicação tão simples como tratam os jornais. A polícia municipal (Polícia local) e a polícia militar (PM), são chamadas para fazer a segurança e muitas vezes escoltas dos brigões. Evitando um problema ainda maior no confronto das torcidas, principalmente em partidas clássicas, ou seja, partidas que envolvem um time grande contra outro de um mesmo estado. Hoje em dia as brigas não são apenas causadas em dias e partidas de futebol, há demarcação de território pelas cidades em que os times são, em jogos de outros esportes, como: basquete e vôlei. Não necessariamente os membros das torcidas são torcedores dos times, algumas vezes são amigos de algum membro que é torcedor do time e gosta da confusão, lutadores mesmo.
As associações de torcedores organizados usualmente adotam para si um mascote próprio. A partir dele, será feito a divulgação e comercialização de toda uma série de produtos envolvendo a marca da torcida.
Além disso, é comum o uso de símbolos e gestos corporais designados como oficiais dos movimentos. Normalmente, são feitos gestos com as mãos e com os braços, formando cruzes, triângulos, x, entre outras figuras mais.
Algumas usam símbolos políticos. É comum ver a face de Che Guevara nas bandeiras de várias torcidas. Símbolos da extrema-direita também podem ser vistos, entretanto não são tão comuns. Normalmente aparecem na forma de cruzes celtas ou símbolos de divisões militares que lutaram por regimes direitistas.
Há um certo financiamento, até justo, por parte das diretoria dos times, em que "bancam" com ingressos de graça ou a preços mais baixos paro os membros quando viajam ou é clássico.
Torcida organizada é algo organizado, ao contrário do que muita gente não acredita; tem presidente, vice, diretoria, e eleições nas sedes a cada período determinado de tempo (cada uma tem a sua estratégia), são verdadeiros grêmios recreativos torcida organizada (GRTO).
O canto das torcidas também é algo para se levar em conta, muitas vezes marcantes de amor ao time, reprodução do hino do clube em questão, provocações e etc. Cita-se as mais famosas músicas das torcidas do Rio de Janeiro:
-FLAMENGO:
.Tu és time de tradição
.Vamos Flamengo
.Óh meu Mengão

-VASCO:
.Vou torcer pro Vasco ser campeão
.O sentimento não pode parar
.Vasco da Gama religião

-BOTAFOGO:
.E ninguém cala
.Fogo ole ole ole
.Os teus ídolos são tantos

-FLUMINENSE:
-Vamos Fluzão
-Fluminense eterno amor
-Sou Fluminense de coração

Há vídeos muito interessantes no site: www.youtube.com, basta haver a procura pelo nome do time ou da torcida.

Um comentário: