terça-feira, 24 de março de 2009

Vida longa ao futebol


Futebol, ou football (palavra original, termo usado pelos ingleses), ou soccer é o esporte mais popular e uma espécie de paixão quase que mundial.
Um esporte que tem a mesma importância de feriado e festas típicas, parando países e até o mundo em certas épocas, como por exemplo nó período de copa do mundo, onde o comércio 90% pára.
Embora seja um esporte criado por ingleses, o termo usado em todo o mundo é soccer, isso porque a terra do tio Sam detém o seu estilo de inglês como a língua universal.
Há diversas pesquisas que apontam o que já era a coisa mais óbvia e clara para todos os admiradores, praticantes e etc, que o esporte é o mais praticado no nosso planeta em um total.
O esporte que virou motivo de fanatismo por torcedores e assunto muitas vezes de mais seriedade que política e tragédias, é praticado por 11 pessoas, havendo dez jogadores linha e um no gol, o goleiro obviamente, aquele que tem a árdua missão de tentar evitar como última esperança evitar o gol, momento maior de uma partida do mesmo.
Assim como nas corridas de cavalo, o futebol envolve apostas altas de dinheiro em vários países, até infelizmente havendo a máfia do apito, ou seja, a bandidagem por trás do futebol por trás de resultados armados, como no caso do árbitro Edilson em 2005 no campeonato Brasileiro daquele ano, que aliás concretizou a equipe do Corinhtians como campeão, título por acaso meio conturbado e questionado até os dias de hoje.
O objetivo do jogo desporto consiste em os 11 homens colocarem a bola na rede, ou seja, fazer o gol, porém não podem fazer falta, pois podem tomar cartões (amarelo advertência e o vermelho é expulsão), também não podem usar a mão, pois será considerado falta igualmente.
O futebol hoje não abrange somente o futebol praticado profissionalmente no gramado dos estádios mundo a fora; abrange também futsal (futebol praticado em um chão de madeira, espécie de salão), futebol de areia (praticado em praias), futvôlei (mistura de futebol e do vôlei), showbol (uma espécie de futsal em grama sintética em que a bola não sai, se por acaso sair é falta, deixando um jogo dinâmico), além das brincadeiras de rua, como o "altinho", "artilheirinho", "bobinho" e o "gol a gol", entre outros.
O futebol tem seus campeonatos mais visados em termos nacionais, nos seguintes territórios: Brasil, Itália, Inglaterra, França, Espanha, Portugal e Argentina.
Em 26 de outubro de 1863 em uma reunião entre os representantes de 21 clubes na Great Queen Street, em Londres na Inglaterra é criado a Football Association implantando regras ao futebol baseadas principalmente nas regras da Universidade de Cambridge e com algumas influências das regras utilizadas pelos times do norte da Inglaterra as chamadas Regras de Sheffield. O principal idealista da criação da Football Association foi Ebenezer Cobb Morley, o qual foi presidente da entidade entre 1867 a 1874.
A primeira partida internacional de futebol foi entre as seleções Inglesa e Escocesa no Hamilton Park, em Glasgow na Escócia, o placar final foi de 0-0. No ano seguinte a Inglaterra venceria a Escócia por 4-2.
O futebol foi trazido para o Brasil no final do século XIX por Charles Miller, quando este veio trabalhar em São Paulo e trouxe a "epidemia eterna" para o nosso país.
Há pessoas que levam o futebol tão a sério que botam na frente da família o amor ao time, brigam, choram e fazem tudo na vida voltados quase ou exclusivamente para.
A copa do mundo veio para incendiar mais ainda o que já era um fogo. Fez com que os continentes, países e estados fizessem suas confederações e organizações, assim como a organização mundial do futebol, a FIFA, em que hoje organiza todos os campeonatos internacionais de seleções, inclusive a copa do mundo, além de julgar casos e ser tipo a mãe do futebol; O futebol já estava começando a ser praticado em países da Europa fora da Grã-Bretanha e esses países sentiram a necessidade de criar uma organização reguladora do esporte, inicialmente a Grã-Bretanha foi contra, pois não aceitava outra entidade reguladora do esporte que não fosse a Football Association. Em 1904 numa união entre as associações de futebol da França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça em Paris era criada a Fédération Internationale de Football Association. Ao longo do tempo a FIFA começou a expandir a sua influência pelo mundo, em 1909 a África do Sul se tornou a primeira nação não européia a se juntar a FIFA, Argentina e Chile entraram em 1912, e Estados Unidos e Canadá entraram em 1913.
Hoje em dia, o futebol não é um esporte de ninguém, isso porque mulheres praticam (e como praticam bem ein), deficientes físicos e mentais, e até cegos.
O futebol passou por mudanças, começou podendo haver apenas uma substituição, hoje em dia são três e estuda-se quem sabe quatro ou cinco por jogo. Não há mais paralização por tempo pedido por treinadores como em outros esportes como por exemplo basquete e vôlei; jogadores que não tinha no esporte uma fonte de sustenção hoje tem uma vida farta no próprio país, caso o time seja um time de grande expressão; a tecnologia a cada dia mais está sendo usada, como televisão e replays para julgamentos de casos, tirar dúvidas, bolas, chuteiras,luvas de goleiros e outros materiais estão mais leves e confortáveis para a melhor prática. A única coisa que realmente por questão cultural não mudou foi o gosto mundial pelo esporte, que raramente não é o mais praticado ou mais importante em algum país.
Em outras palavras, vida longa ao futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário