terça-feira, 24 de março de 2009

Beat box, a arte do som com a boca


Beat box é o termo usado mundialmente para definir uma batida de música, de hip hop, funk, eletrônica, e até outros ritmos provindos simplesmente da boca sem nenhuma ajuda, a não ser é claro da própria garganta e fôlego.
Consiste na arte em reproduzir sons de bateria com a voz, boca e cavidade nasal. Também envolve o canto, imitação vocal de efeitos de DJs, simulação de cornetas, cordas e outros instrumentos musicais, além de outros efeitos sonoros.
O beat box é uma grande atração em abertura de grandes eventos de música ou premiações de televisão.
Anteriormente a arte era desmerecida, hoje é além de uma forma de arte e atração para quem vê, uma forma de sustento.
Certos artistas brasileiros e internacionais quando estão no topo participam na participação de ritmos musicais, ajudam a fazer batidas em aparelhos e até com a arte é claro.
No ano de 2006 na França um candidato, Joseph, no programa ÍDOLOS, que por acaso tem a versão brasileira feita pela emissora Record, foi conhecido mundialmente, e hoje é um músico secundário bem sucedido,graças a arte feita no famoso programa agradando aos ouvidos dos sérios jurados.
Instrumentos musicais como gaita, flauta são usados ao mesmo tempo das batidas musicais no beat box moderno.
Há profissionais tão grandiosos dentro da arte, como o brasileiro Fernandinho beat box, que começou a ser conhecido pelo seu dom quando participava de shows junto a Marcelo D2. Fernandinho, assim como muitos internacionais fazem batidas tão boas, que ao nosso ouvido simplesmente não diferenciamos dos instrumentos originais.
Poucos são os que sabem desempenhar com tamanho sucesso o ritmo feito com a boca, será que um dia com a globalização e modernização teremos um novo ritmo musical? como o trance e house em que praticamente substituirão a necessidade da voz e instrumentos em modo humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário